terça-feira, 11 de outubro de 2011

Lixo



O meio ambiente é o endereço do futuro para o qual haverá a maior convergência de demandas entre todas. Não é necessário realizar estudos muito profundos para se concluir que a qualidade da água se encontra fortemente ameaçada, que o clima tende a se transformar no próximo século por conta do efeito estufa e da redução da camada de ozônio e que a biodiversidade tende a se reduzir, empobrecendo o patrimônio genético, justamente quando a ciência demonstra a cada dia o monumental manancial de recursos para o desenvolvimento científico que a natureza hospeda.
A geração de lixo é diretamente proporcional ao nosso consumo. Quanto mais consuminos e quanto mais recursos naturais utilizamos, mais lixos produzimos.  Segundo o Manual de Gerenciamento Integrado, 2° edição, São Paulo, IPT, CEMPRE, 200, P. 3., estima-se que a população mundial, hoje com mais de 6 bilhões de habitantes, esteja gerando 30 milhões de toneladas por ano.
Como os países desenvolvidos consomem muito mais recursos naturais que os países em via de desenvolvimento, geram, portanto, mais lixo. Na realidade, as montanhas de lixo são um ótimo exemplo de um estilo de vida não sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário